O Shiai (treino competitivo).
Pais, que muitas vezes nunca fizeram judô, parecem mestres que instruem seus filhos tiranicamente, com jargões que aprenderam do tipo "puxa!", "olha as pernas!", "entra!". Às vezes sai um "bate que ele está machucado!" Muitos são compreensivos e entendem o necessário espírito da doutrina do judô. Outros, porém, são verdadeiros algozes de seus filhos, em quem projetam seus sonhos e frustrações.Estes pais querem seus filhos atletas, e não poupam palavras quando torcem, sem qualquer respeito. Na realidade, Jigoro Kano não concebeu o Judô competitivo. Pensou no Shiai, que tem o conceito totalmente diverso, conduzido pelo espírito reverente de teste de habilidades em que o praticante deve refletir acerca de suas emoções (efeitos da tensão nervosa), acertos e erros.
Mestre G. Koizumi, discípulo do mestre Kano afirmou ao falar sobre o SHIAI:
G. Koizumi |
Qualquer que seja o resultado, vitória ou derrota, deve ser considerado como matéria de experiência para o estudo, um passo para alcançar os degraus do progresso. Nós, os praticantes do judô, não devemos nos exceder no zelo, por fanatismo e espírito de competição; isto transformaria um esporte agradável e sem defeitos num conflito perigoso, denominado 'competição de Judô'.
É nosso dever, portanto, desencorajar a vulgaridade ruidosa de um entusiasmo exagerado, e assim conseguir alcançar a verdadeira vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário