terça-feira, 26 de novembro de 2013

As Faixas do Judô e seus significados.


A faixa simboliza o ciclo de aprendizagem de um praticante nas diferentes etapas de sua carreira e cada cor tem sua própria energia, vibração e atuação. A cor da faixa vai escurecendo com os anos de dedicação e de prática, até chegar à faixa preta, a qual representa a maioridade técnica do praticante. É claro que a finalidade prática e primordial da faixa é ajustar o judogui para evitar a sua folga excessiva e permitir uma melhor movimentação, mas não se crê que as suas cores tenham sido escolhidas aleatoriamente ou de forma tão inconsciente. Apesar do significado das cores serem diferentes em outras culturas, independente ou não de terem sido conscientemente escolhidas, elas podem analogicamente ser usadas para transmitir uma determinada mensagem. Sendo assim e, seguindo a sequência das cores das faixas no estilo de Jigoro Kano.




A FAIXA BRANCA – Mu Kyu – 8 KYU - Essa é a cor do desprendimento e da pureza. 

A FAIXA CINZA – Shiti-Kyu – 7º KYU - A faixa cinza simboliza uma pequena evolução técnica em comparação a faixa branca, essa graduação é dada apenas para praticantes até cerca de 12 anos. 

A FAIXA AZUL – Ro-Kyu – 6º KYU - Significa o Céu, através do qual a planta cresce até tornar-se uma árvore frondosa, enquanto o treinamento do judô progride.

A FAIXA AMARELA – Rokku Kyu – 5º KYU - Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que é um iniciante ou um recém nascido, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se, até chegar à maturidade que corresponde à faixa preta. 

A FAIXA LARANJA – Yon Kyu - 4º Kyu - Esta é uma cor que é a mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento do grau anterior deve estar contido nesta graduação e trazendo as qualidades dessas duas cores.


A FAIXA VERDE – San Kyu - 3º Kyu - O verde é uma cor que representa Esperança e a Fé. É a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza harmonia e o equilíbrio.

A FAIXA ROXA OU VIOLETA – Ni Kyu - 2º Kyu  - O roxo é uma mistura das cores azul e vermelho. Essa cor gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima. Esta é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia, das transformações e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual.

A FAIXA MARROM– Ichi Kyu - 1º Kyu  - É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui. Representa a conexão do praticante com o patrono do estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres (Sensei).

A FAIXA PRETA – Sho Dan – 1º Dan a Gô Dan 5º - É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada. A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina com responsabilidade, dignidade e conhecimento.

A FAIXA CORAL – Rokudan, Shitchidan e Ratchidan - 6º a 8º DAN  - A faixa coral é caracterizada pelas cores branca e vermelha. Une o ponto de partida e a energia para não desistir da conquista de seus ideais.

A FAIXA VERMELHA - Kyodan e Judan (Jodan) – 9º e 10º DAN  - A cor vermelha sugere motivação, atividade e vontade. Ela atrai vida nova e pontos de partida inéditos. Essa é a cor do fogo, da paixão do entusiasmo e dos impulsos é a cor mais quente, ativa e estimulante.


Até Mais... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário